Aviônica - Fly-by-wire
Aviônica é o termo usado para definir os sistemas tecnológicos presentes em aviões e um desses sistemas é o Fly-by-wire.
Fly-by-wire é um sistema de controle de voo que substitui os controles de voo manuais por uma interface eletrônica. Os movimentos dos controles de voo são convertidos em sinais eletrônicos transmitidos por fios (daí o termo fly-by-wire), e os computadores de controle de voo determinam como mover os atuadores em cada superfície de controle para fornecer a resposta ordenada. Através do Sidestick, o piloto comanda o computador de controle de voo para que a aeronave execute uma determinada ação, como levantar a aeronave ou rolar para um lado. O computador de controle de voo calcula então quais movimentos da superfície de controle farão com que o avião execute essa ação e emite esses comandos para os controladores eletrônicos de cada superfície. Os controladores em cada superfície recebem esses comandos e, em seguida, movem os atuadores conectados à superfície de controle até que ela se mude para onde o computador de controle de voo a comandou. Qualquer movimento (de voo direto e nivelado, por exemplo) resulta em sinais para o computador, que pode automaticamente mover os atuadores de controle para estabilizar a aeronave, ou seja, caso o piloto cometa algum deslize, o computador ira estabilizar o avião, de modo que não prejudique o trajeto nem ponha em risco a vida dos passageiros.
Fonte(s):
https://en.wikipedia.org/wiki/Fly-by-wire
Fly-by-wire é um sistema de controle de voo que substitui os controles de voo manuais por uma interface eletrônica. Os movimentos dos controles de voo são convertidos em sinais eletrônicos transmitidos por fios (daí o termo fly-by-wire), e os computadores de controle de voo determinam como mover os atuadores em cada superfície de controle para fornecer a resposta ordenada. Através do Sidestick, o piloto comanda o computador de controle de voo para que a aeronave execute uma determinada ação, como levantar a aeronave ou rolar para um lado. O computador de controle de voo calcula então quais movimentos da superfície de controle farão com que o avião execute essa ação e emite esses comandos para os controladores eletrônicos de cada superfície. Os controladores em cada superfície recebem esses comandos e, em seguida, movem os atuadores conectados à superfície de controle até que ela se mude para onde o computador de controle de voo a comandou. Qualquer movimento (de voo direto e nivelado, por exemplo) resulta em sinais para o computador, que pode automaticamente mover os atuadores de controle para estabilizar a aeronave, ou seja, caso o piloto cometa algum deslize, o computador ira estabilizar o avião, de modo que não prejudique o trajeto nem ponha em risco a vida dos passageiros.
Fonte(s):
https://en.wikipedia.org/wiki/Fly-by-wire
Olá Joao Pedro. Eu gostaria de saber se fly wire apresenta algum risco?
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