Impressora 3D


 A primeira impressora 3D foi criada em 1984, pelo norte americano Charles Hull, quem acabou criando uma empresa de impressoras 3D. A impressora 3D pode ser aplicada em várias áreas, podendo criar desde objetos comercializáveis, até tecidos humanos, e já está em planejamento a criação de casas e comidas pela impressora 3D.
 Para a impressão começar, o técnico tem que moldar no computador o objeto 3D que ele quer fazer, e mandar isso para o software da impressora, que é um sistema embarcado pré-programado para conseguir fazer a impressão completa sozinha.
 A impressora funciona de duas maneiras possíveis, por depósito ou por fusão, o funcionamento ocorre em camadas, e com a ajuda de uma base móvel, camada por camada pode ser feita, assim formando o objeto. O depósito é feito, por exemplo, pelo plástico ABS que é aquecido para ficar mais maleável para ser moldado em um objeto bem rígido e leve. A impressão por fusão funciona por base de um laser que atinge o material e o solidifica, podendo se dividir em dois tipos, dependendo do material utilizado, que são sinterização seletiva a laser, e estereolitografia. No primeiro, o material utilizado são partículas de metal ou plástico, que com o laser entram em fusão, e ganham forma, fazendo dessa maneira o objeto. Na segunda o material é uma resina líquida que funde quando em contato com o laser, se solidificando e ganhando forma.


Comentários

  1. Olá, quando você fala em "moldar" o objeto a ser imprimido, quis se referir que a pessoa precisa utilizar um software para reproduzir o objeto em 3D ou é utilizado um sistema onde você coloca uma série de coordenadas em que a impressora utilizará para produzir o objeto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos dispositivos de armazenamento de dados

Hardware de servidores: uma introdução

Problemas comuns em hardware : Aquecimento