Reabilitação via realidade virtual

o BioMovi é o aparelho que vem sendo utilizado no campo de reabilitação via realidade virtual que utiliza como comando do jogo uma unidade fisiológica, ou seja, ele detecta a atividade dos músculo que é captada através de um sensor de eletromiografia acoplado em eletrodo de superfície sob o músculo que se deseja monitorar.
 Como os movimentos dos elementos do jogo é realizado pela contração de determinado músculo, isso acaba tornando a reabilitação menos entediante, pois o usuário é levado a interagir com os cenários do jogo.   Outro beneficio da utilização do BioMovi é a avaliação em tempo real e precisa do paciente, pois ao final de cada partida é exibido um gráfico mostrando a evolução do paciente o que permite ao profissional da saúde responder questionamentos: o músculo que deve estar ativo em um determinado movimento está ativo? O quanto o músculo está ativo? como está a evolução do paciente?
 Conforme a evolução do paciente vai variando o profissional da saúde vai alterando a dificuldade do jogo e controle o andamento do jogo conforme a necessidade de modo que aumente ou diminua o esforço do músculo.
O grande diferencial do BioMovi na Reabilitação Virtual e Gameterapia



FONTE: https://blog.miotec.com.br/biomovi-na-reabilitacao/

Comentários

  1. Isso é utilizar o que a tenologia tem a nos oferecer da melhor maneira possível. Essa possibilidade dentro da área da saúde por exemplo, pode oferecer grandes avanços em tal área, que será de extrema relevância para nós humanos. Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  2. Uma área fascinante, que como Tainara falou acima,é usar o melhor da tecnologia para um campo que só acrescenta nas pessoas que é o campo da saúde. Hoje temos jogos e atividade usando VR que ajudam pacientes depressivos e ansiosos, mostrando o poder que temos de mudar a vida de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo esse post. O que me leva a pensar em uma tecnologia que vi enquanto desenvolvia o meu TCC, uma tecnologia estrangeira chamada BLUE ROOM que busca trabalhar fobias de autistas os colocando imersos em uma realidade virtual.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do post, já conhecia um pouco da realidade virtual no mundo dos jogos, mas é muito bom saber que ela está sendo utilizada na área da saudê. Acredito que as tecnologias desse seculo casam muito bem com os problemas que a área da saudê apresentam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos dispositivos de armazenamento de dados

Hardware de servidores: uma introdução

Problemas comuns em hardware : Aquecimento