Tipos de Memória
A palavra "memória" é usada com frequência no mundo tecnológico. Sua origem neste setor data dos anos 1940. Nesta época, pequenas quantidades de bytes eram armazenados em válvulas a vácuo para que cálculos matemáticos bem simples fossem efetuados nos computadores de então. Com o advento do circuito impresso as memórias tiveram um grande avanço que perdura até hoje, tanto em capacidade de armazenamento como na velocidade de acesso aos dados.
1 - Memória RAM
O significado do nome RAM é “memória de acesso aleatório”. Isto quer dizer que qualquer parte da memória pode ser solicitada pelo processador a qualquer momento, seja para leitura ou gravação de dados. A RAM é considerada uma memória volátil, pois tudo que está guardado nela é apagado assim que o equipamento é desligado e tem como função principal evitar um gargalo de desempenho entre o processador e a memória de armazenamento.
2 - Memória ROM
A memória ROM diferentemente da memória RAM não é volátil (os dados permanecem armazenados após o desligamento) , por não alcançar taxas tão altas de velocidade de transferência de dados e por essencialmente armazenar dados que são usados automaticamente pelo sistema,sem que o usuário os tenha solicitado diretamente.
3 - Memória Cache
O cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador e tem como finalidade, fornecer, de forma rápida e sempre que necessário, pequenas instruções de uso constante de um componente (por exemplo, um processador). Este tipo de memória é um atalho de acesso aos dados contidos em um tipo de memória mais lenta (ex.: RAM).
Fonte: Wikipédia.
Muito legal a iniciativa de mostrar os tipos de memória disponíveis no computador. Normalmente só pensamos que existe somente a memória RAM, no entanto esquecemos das outras que estão por trás. Bom post.
ResponderExcluir