Robótica nas Indústrias

 Ao analisar a utilização de robôs em processos industriais, o principal equívoco dos gestores é simplesmente classificar essa tecnologia como um recurso caro e inacessível para pequenas e médias corporações. Obviamente, todo e qualquer investimento deve ser analisado, mas a boa notícia é que a tecnologia de robótica nunca esteve tão acessível desde sua criação. Por isso, é cada vez mais comum ver empresas com menos de 20 funcionários dispor de, pelo menos, um robô em seus processos.
E os ganhos são claros em termos de aumento de produtividade, qualidade dos produtos e segurança dos trabalhadores. Tais vantagens são capazes de reposicionar uma empresa perante a concorrência, e por isso as fabricantes do setor estão se organizando com o objetivo de educar os clientes sob o argumento das dez razões para se investir em robôs:

Resultado de imagem para robotica na indústria

Reduzir custos operacionais

A utilização de robôs permite a redução de custos diretos e indiretos, fazendo grande diferença na competitividade da empresa no mercado. A redução de energia é um exemplo. Sem requerimento mínimo de energia ou níveis de aquecimento, os robôs oferecem grande redução de custos nas contas elétricas. Os robôs também podem eliminar custos desnecessários com trabalhos manuais, garantindo bons níveis de saúde e segurança no trabalho.

Melhorar a produtividade, qualidade e constância

Através dos robôs é possível produzir com maior constância produtos com alta qualidade de acabamento. As capacidades inerentes ao robô, como precisão e repetitividade, também são diferenciais que permitem elevada qualidade de acabamento para todas as peças produzidas.

Aumentar a eficiência dos níveis de produção

Robôs podem continuar trabalhando durante a noite e durante semanas com o mínimo de supervisão necessária. Isso torna possível aumentar os níveis de produção e acompanhar o tempo de pedido de cada cliente da empresa. A solução robótica permite menos perdas na produção, aumento na eficiência e melhoria no ambiente de trabalho. Os robôs podem também ser programados para manusear novos produtos off-line, assegurando que serão rapidamente introduzidos na produção. A velocidade é outro aspecto cada vez mais relevante no mercado, já que as companhias estão cada vez mais sob pressão em relação aos concorrentes que apresentam baixo custo, à legislação ambiental mais rigorosa e à necessidade de diminuir os índices de falhas dentro das indústrias. Adicionalmente, há uma crescente necessidade de melhorar os níveis de produtividade, qualidade e segurança, adotando práticas sustentáveis e agregando desempenho às plantas. Por isso, os lançamentos da área estão chegando ao mercado com capacidade de reduzir o tempo do ciclo de operação em, pelo menos, 20% em relação aos seus precursores. Sem contar que as maiores empresas do setor fazem lançamentos adequando o produto às necessidades de mercado, como o grau de proteção IP 67, que permite a execução de trabalhos em ambientes agressivos.

Aumentar a flexibilidade na linha de produção

Uma vez que o processo requerido é programado no controlador do robô, pode-se facilmente alternar de um item para outro, maximizando seu investimento através da utilização do mesmo robô para uma grande variedade de produtos.

Reduzir desperdícios e aumentar rendimento

Utilizando robôs, pode-se aumentar consideravelmente a qualidade da produção, obtendo mais produtos acabados antes mesmo da solicitação dos clientes da empresa. Isso reduz a quantidade de paradas e desperdício na produção, graças à alta qualidade e precisão no acabamento feito pelos robôs. Um robô de pintura lançado por uma fabricante suíça (FlexPainter IRB 5500) está causando grande impacto no mercado automotivo global por reduzir substancialmente os custos com energia em plantas espalhadas por todo o mundo.

Fonte : https://etecmecatronica.wordpress.com/

Comentários

  1. A robotização na produção industrial é um avanço interessante que traz diversos benefícios. No entanto, é importante lembrar de uma consequência drástica: o desemprego estrutural gerado por essa robotização.

    ResponderExcluir
  2. A industria tende cada vez mais a se automatizar. Grandes montadoras de carros possuem robôs que aceleram a linha de montagem de maneira extremamente significativa. Claro que tudo isso possui um lado ruim que é a perda de oportunidades de empregos. mas, da oportunidade ao surgimento de novas profissões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos dispositivos de armazenamento de dados

Hardware de servidores: uma introdução

Problemas comuns em hardware : Aquecimento