Diferenças entre HD e SSD




HDs e SSDs são itens de armazenamento que possuem algumas distinções. Desde o método usado para gravar e ler dados, deslocando pela capacidade de armazenamento até o custo final, as duas memórias têm características determinantes na hora de escolher o melhor modelo. O formulário a seguir visa esclarecer as dúvidas sobre discos rígidos e unidades de estado sólido, apontando o funcionamento de cada um deles, vantagens e desvantagens, custo no mercado nacional e futuro das tecnologias. Confira para saber qual é a memória ideal para você.

1 - HD

Resultado de imagem para hd


O HD pode ser considerado o mais tradicional entre os dois modelos, uma vez que a sua utilização vem de longa data. HD ou HDD é uma sigla em inglês para Hard Disk Drive, traduzido no Brasil para Disco Rígido. Trata-se de um dispositivo cuja memória não é volátil e, por conta disso, permite o armazenamento permanente de arquivos.
Cada disco do HD, que pode ser de alumínio, cerâmica ou vidro, é revestido com um material magnético que fica a nanômetros de distância da cabeça magnética fixada no braço mecânico, que conta com um conjunto de ímãs. Essa cabeça detecta a magnetização nos setores do disco, ou muda os padrões conforme os mesmos giram, a uma velocidade que normalmente varia entre 5.400 e 7.200 RPMs (Rotações Por Minuto). É assim que um HD realiza o processo de escrita e leitura de dados.


2 - SSD

Resultado de imagem para ssd

Já SSD é uma sigla em inglês para Solid-State Drive – que em uma tradução direta poderia ser chamado de Unidade de Estado Sólido, mas essa expressão em português praticamente não é utilizada. Aqui, diferente do que acontece no HD, não há nenhum disco envolvido, uma vez que o SSD é formado por circuitos integrados, sem partes móveis.

Um SSD armazena dados em células de memória Flash, as mesmas presentes em smartphones e tablets. Cada célula é formada por um controlador, o responsável por fazer a comunicação com o computador, e um transístor de porta flutuante, ou floating gate, que é o que armazena os dados. As velocidades médias de escrita e gravação de um SSD são bem mais altas que as de um HD, sendo eles ótimas alternativas como unidades onde o sistema operacional e programas são instalados.


Fontes: Wikipédia e Tecnoblog.

Comentários

  1. Além dessas diferenças valeria ressaltar que os SSDs são mais silenciosos, menores e leves. Ademais, apresentar um menor risco de danos físicos, eles gravam e leem dados mais rapidamente e consomem menos energia. Mas também demonstram algumas desvantagens com relação aos HDs, como menor capacidade de armazenamento, vida útil limitada e alto custo, mesmo que a diferença de preços venha diminuindo.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a colocação do grupo. Existem muitos consumidores hoje em dia que infelizmente por falta do conhecimento. Acabam comprando computadores com SSD sendo que eles necessitam de uma quantidade de espaço significativa coisa que o SSD não oferece com um custo viável. Essa diferença seria muito importante de ser tratada num momento em que um cliente está adquirindo uma maquina nova.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução dos dispositivos de armazenamento de dados

Hardware de servidores: uma introdução

Problemas comuns em hardware : Aquecimento